segunda-feira, 21 de março de 2011

ajudando o Japão

Amigos, não esqueçam que durante esta semana estaremos a juntar dinheiro para enviar para a organização save the children, para ajudar as crianças japonesas.
Apesar de estarmos fisicamente longe, para além de orarmos, podemos fazer algo mais prático. Os pequenos gestos fazem os grandes!
Contamos contigo!
Motivos de oração pelo Japão:
*falta de um centro moral. Os jovens lidam com fobia ou ansiedade social, uma epidemia de suicídios (mais de 30 mil por ano), bullying e prostituição de adolescentes.
*população envelhecida a crescer (taxa de natalidade muito baixa).
*aumento da violência.
*filosofias e religiões vazias, que não conduzem a Cristo (budismo e xintuísmo).
*a destruíção e perda provocada pelo terramoto e tsunami.

segunda-feira, 14 de março de 2011

[concurso]

Quem estará por debaixo do cobertor?
Vá, vá, opinem lá! Não vale questionar as duas meninas da direita, ok?

[apresentação da Sarita]

Que o Pai celestial continue a fazer-te crescer amada e protegida no Seu caminho.

[tpc]

Então cai vai o trabalhinho para esta semana. Já sabem que no fundo não é um trabalho, mas sim um tempo devocional, a sós com Deus. Esperemos que desfrutem dele ao máximo!
Leitura:
Estuda Tiago 1 em três ocasiões diferentes e anota os aspectos práticos que podes aplicar à tua vida. Sugestão: se te for possível, lê o capítulo em versões diferentes da Bíblia, irás concerteza entender melhor.
Oração:
Nesta semana vamos estar a orar pelo ministério das crianças na nossa igreja de uma forma mais específica. Oremos por cada uma individualmente e pelos seus professores.
Vamos também lembrar duas associações que trabalham com crianças:
Revê ainda estes versículos chave que temos analisado nas últimas semanas:
*Apocalipse 3:20
*1 João 5:13
*2 Timóteo 3:16-17

domingo, 13 de março de 2011

:: Desafio 10 minutos ::

Ainda se lembram do desafio que vos lançámos?

Um dia tem 1440 minutos. Quanto desse tempo é que passas a ver televisão? A jogar PS? E quanto desse tempo é que dedicas ao estudo do livro mais importante para a tua vida?

Estás disposto a dar 10 minutos do teu dia, todos os dias, para estudares a Palavra de Deus?

Às vezes, criar um novo hábito requer de nós um grande esforço e motivação. Lembra-te de motivar o resto da malta do grupo durante a semana. Liga ou envia um email ou mensagem a "melgar" carinhosamente. Pergunta "Então, já usaste hoje os teus 10 melhores minutos do dia?"
Isto é uma forma de nos motivarmos uns aos outros e deixar o coração de Deus imensamente feliz!

:: a Palavra de Deus em ti ::

A diferença entre ler a Bíblia e estudá-la está no uso de um lápis!

Vimos que há vários estilos de estudo bíblico pessoal:

* Os que esperam
Nunca estudam a Bíblia sozinhos. Esperam sempre que alguém lhes explique. - Ter a Bíblia e não a ler e explorar individualmente é como saber o lugar de um tesouro e não o ir desenterrar.

* Os que ficam à superfície
Vão um pouco além, lêem a Bíblia sozinhos mas não aprofundam aprendizagens. Ficam satisfeitos com uma meditação rápida, com a "papinha toda feita". É como se diariamente nos alimentássemos de fast food em vez de comida caseira - não é saudável.


* Os eruditos
Um grupo restrito que estuda a Bíblia de maneira formal e intelectual. Lêem tudo o que outras pessoas escreveram sobre um assunto, mas isso não produz obrigatoriamente crescimento espiritual.

* Os que estudam
São como o obreiro de que Paulo fala em 2 Timóteo 2:15: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade."

Estás pronto para explorar a Bíblia a sério?

Estudo Bíblico Indutivo - envolve três capacidades:
:: Observação - orar, ler com atenção o texto, fazer perguntas ao texto (quem? como? onde?...)
:: Interpretação - descobrir o que o texto significa, que ensinos nos deixa e como podemos ser transformados por eles
:: Aplicação - pôr em prática e responder a algumas perguntas, por exemplo: Há alguma promessa? Há algum mandamento que deva cumprir? Há um exemplo a seguir? Um pecado a confessar? Há um motivo para louvar a Deus?...

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.Salmo 1:1-4

Queres ser como a árvore saudável ou como a erva seca?


Nota: se quiseres o power point completo do estudo para te ajudar no teu estudo da Bíblia, deixa o teu endereço de email nos comentários, que temos gosto em enviar-te ;-)