domingo, 13 de março de 2011

:: a Palavra de Deus em ti ::

A diferença entre ler a Bíblia e estudá-la está no uso de um lápis!

Vimos que há vários estilos de estudo bíblico pessoal:

* Os que esperam
Nunca estudam a Bíblia sozinhos. Esperam sempre que alguém lhes explique. - Ter a Bíblia e não a ler e explorar individualmente é como saber o lugar de um tesouro e não o ir desenterrar.

* Os que ficam à superfície
Vão um pouco além, lêem a Bíblia sozinhos mas não aprofundam aprendizagens. Ficam satisfeitos com uma meditação rápida, com a "papinha toda feita". É como se diariamente nos alimentássemos de fast food em vez de comida caseira - não é saudável.


* Os eruditos
Um grupo restrito que estuda a Bíblia de maneira formal e intelectual. Lêem tudo o que outras pessoas escreveram sobre um assunto, mas isso não produz obrigatoriamente crescimento espiritual.

* Os que estudam
São como o obreiro de que Paulo fala em 2 Timóteo 2:15: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade."

Estás pronto para explorar a Bíblia a sério?

Estudo Bíblico Indutivo - envolve três capacidades:
:: Observação - orar, ler com atenção o texto, fazer perguntas ao texto (quem? como? onde?...)
:: Interpretação - descobrir o que o texto significa, que ensinos nos deixa e como podemos ser transformados por eles
:: Aplicação - pôr em prática e responder a algumas perguntas, por exemplo: Há alguma promessa? Há algum mandamento que deva cumprir? Há um exemplo a seguir? Um pecado a confessar? Há um motivo para louvar a Deus?...

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.Salmo 1:1-4

Queres ser como a árvore saudável ou como a erva seca?


Nota: se quiseres o power point completo do estudo para te ajudar no teu estudo da Bíblia, deixa o teu endereço de email nos comentários, que temos gosto em enviar-te ;-)



3 comentários:

Bernardo disse...

Podes mandar pa mim:
bernardo_cid2@hotmail.com

nós2 disse...

boa ;)
já foi!

nós2 disse...

elá! isto do sr. Bernardo andar por aqui dá direito a brownie!!!