sábado, 13 de fevereiro de 2010

{Bytes}


1. Descreve-te em 2 ou 3 palavras.
Ui, esta é difícil porque eu para me descrever a mim mesma é um problema... mas acho que escolho: amiga, sonhadora, e divertida.

2. Qual é o teu maior sonho?
Não sei se é o maior, mas é um deles: viajar pelo mundo, sem um destino específico, mas com uma missão cristã (e ter alguns lugares de passagem obrigatórios, como a Escócia e a Austrália, por exemplo).

3. Conta-nos como é que começaste a conhecer Deus. Nasceste numa família cristã? É uma aventura que recomendes?
Não nasci numa família cristã evangélica, mas católica. Apesar dos meus pais não frequentarem a igreja com frequência, eu frequentei a catequese, ia à missa, ... estava envolvida. Só que depois cheguei a uma altura da minha vida em que comecei a questionar muitas coisas e a não ter respostas. Após um período de dúvida e de negação da existência de Deus, em Julho de 2005, conheci uma pessoa que conversou comigo sobre Deus. Lembro-me que fui muito educada na conversa mas, ao mesmo tempo, não me deixei convencer com facilidade, tanto que só frequentei uma reunião de jovens alguns meses depois e só fui à igreja em Janeiro de 2006. Na verdade, queria sentir vontade em ir e não uma obrigação.
Depois de começar a frequentar as reuniões do grupo de jovens e a igreja, as coisas começaram a mudar. As pessoas partilhavam comigo as suas vivências e experiências, e comecei a dar por mim a interessar-me mais por Deus, a querer saber mais e descobrir, e a "ferramenta" utilizada foi O Livro. Fundamentalmente, essa era a minha jornada... a minha procura. E foi assim que dei os meus primeiros passos.
Já lá vão 5 anitos e continuo a ser surpreendida por Deus (duvido que alguma vez deixe de o ser!). Esta é uma aventura que quero levar até ao fim e que recomendo a todos. Pode parecer estranho o que vou dizer, ou então comum, mas estava na vida por estar, vivia um dia de cada vez sem grandes objectivos ou com algo que me "prendesse" ao sentido da vida e à razão de viver. E sentia um vazio muito grande que nada nem ninguém preenchia. Bem que tentei preencher com pessoas, com hobbies, etc, mas cada vez que algo corria mal, lá estava a mesma coisa. Até que... conheci o Deus verdadeiro e esse vazio desapareceu. Pode parecer cliché, mas foi o que aconteceu comigo. Até há um refrão de uma música que se aplica ao caso: "There's a God-shaped hole in all of us, and the restless soul is searching... There's a God-shaped hole in all of us, and it's a void only He can fill" (Plum - God Shaped Hole). :)
Hoje a minha jornada continua... com descobertas, com lutas, com alegrias, com tristezas, com momentos de partilha com os outros, com momentos de introspecção, mas cheia de riquezas celestiais.

4. Como é que os teus olhos encontraram os do Jónatas?
Não sei se foram os meus olhos que encontraram os olhos do Jónatas, ou se foi a mão dele que encontrou a minha :) Eu passo a explicar... na altura do ABS de 2008, comprei a minha máquina fotográfica e lembrei-me de lhe perguntar como é que se fotografavam as gotas de água. Ao que ele me pega na mão e me leva até à torneira mais próxima... Posso dizer que fez "click" cá dentro?! O que foi muito estranho para mim e aí sim, acho que já não olhei para ele com os mesmos olhos ah ah ah A início achei que não passava de qualquer coisa do momento, uma espécie de "febre de acampamentos" (o que é comum pelo que sempre ouvi dizer...). No entanto, no dia do casamento da Sara, fui até lá a casa e quem é que me abre a porta?! Pois... aí sim, os olhos encontraram os olhos. Depois começámos a falar bastante (muito mais do que era normal) através do msn, de sms, e de telefonemas que duravam algumas horas. Passaram-me muitas coisas pela cabeça, mas esta nunca, especialmente porque não tínhamos a mesma idade (eu sou mais velha), não pertencíamos ao mesmo grupo de amigos e porque apesar de nos darmos bem, não éramos propriamente os melhores amigos.
Aproveitámos as conversas para nos conhecermos melhor e o mais engraçado foi termos tanta coisa em comum sem nós termos noção. Depois de ambos admitirmos que se passava mais alguma coisa além da amizade, resolvemos orar a Deus, tentar perceber qual era a Sua vontade, e falar com uma amiga cristã que nos ajudou a perceber algumas coisas. E o nosso namoro já vai fazer... 1 ano e meio em Março :)

5. Conselhos sobre namoro...?
O conselho principal que posso dar até antes do namoro é: Orar. E depois no namoro é: Orar.
Não sou apologista de "namorar para ver no que dá", nunca fui (mesmo quando não era cristã), mas sou a favor de namorar com a verdadeira noção de compromisso, de aliança, de partilha, de comunhão, de conhecimento mútuo,... Se nós não soubermos o que queremos ou se é aquilo que queremos, isso só vai causar dor ao outro e até a nós mesmos. Afinal, pensar em namoro, é pensar na preparação para o casamento. Daí ser importante a oração.
Entretanto, depois no namoro, também é importante ver a direcção que Deus vai dando, o que Ele vai dizendo a cada um (e a ambos), e confiar na Sua soberana vontade. É necessário, igualmente, que ambos possam procurar crescer juntos na vida cristã, apoiando-se um ao outro, procurando o conselho de cristãos mais maduros, estando com irmãos na fé e amigos, ter momentos a sós mas não demasiado sós, e procurar estar atentos e ter cuidado com as ciladas do Inimigo. Por exemplo, no meu namoro, nem sempre consigo fazer tudo aquilo que disse. Sou pecadora e cometo muitos erros (e o Jónatas a mesma coisa). Só que é preciso realmente nós termos padrões e procurarmos atingir esses padrões, e quando isso não acontece, orar e pedir perdão a Deus, verdadeiramente arrependidos pelos nossos pecados.
Há ainda outra coisa que gostaria de acrescentar... Muitas vezes, as pessoas gostam uma da outra, decidem namorar, mas as coisas não correm como esperado e o namoro acaba. Eu penso que há sinais que Deus vai enviando durante o namoro, ou até antes, só que muitas vezes optamos por ignorar. E aqui podem estar diversas razões: ou porque não estamos atentos, ou porque não queremos ouvir e ver, ou porque estar naquele namoro até me dá algum conforto apesar de algum desconforto, ou porque gosto mesmo daquela pessoa e quero tentar, (e etc....), ou então porque Deus não tem projectos iguais para ambos e o que Ele tem para cada um é diferente e não concilia. Isto não quer dizer que “Deus não gosta de mim” ou “Deus não tem ninguém para mim”, ou “Deus está confuso e é mesmo aquela pessoa”, Deus sabe aquilo que faz, tudo tem o seu propósito e o seu tempo, e nós devemos aprender com a experiência, crescer e amadurecer, e procurar estar mais atentos da próxima vez.

6. Partilha connosco alguns dos teus livros favoritos e porque é que gostas tanto deles.
* O Manual da Vida aka Bílbia (Deus), este é o livro que mais me marcou e continua a marcar. É onde posso encontrar tudo aquilo que preciso, ainda antes de saber que preciso!
* Tudo O Que Temos Cá Dentro (Daniel Sampaio) porque este livro fala sobre o suicídio, o suicida e aqueles que têm de lidar com isso.
* Paz (Charles Stanley), gosto porque o li numa grande provação na minha vida e as suas palavras trouxeram-me realmente paz.
* Boy Meets Girl (Joshua Harris), ensinou-me imensas coisas que desconhecia e porque o li na altura do ABS 2008 quando ficava no “bar”, ao que o pastor Vanderli me disse “Muito bem. Está a ler para ficar pronta quando o encontrar...”, ainda mal eu sabia que ele estava ali à minha frente... (risos).
* Em Busca da Costela Perdida (Josiel Botelho) porque adorei a forma light, divertida e ao mesmo tempo séria, com que este pastor abordou a temática do namoro.
* Calvin & Hobbes (Bill Watterson), será preciso dizer porque gosto?! As aventuras destes dois são deliciantes... E aqui também posso incluir: Mutts (Patrick McDonnell).

7. Se só pudesses dizer uma coisa aos adolescentes de hoje o que seria?
Sei que ser adolescente não é o mais fácil. Sei porque também já o fui e tive dias em que não queria nada o ser. Só que esses são alguns dos momentos que vamos ter saudades depois, ainda que possamos pensar que não. É claro que não vão ser aquelas circunstâncias constrangedoras ou mais chatas, mas sim os amigos e colegas que tivemos, os momentos que passamos, as coisas que fizemos, e nos trouxeram alegrias, sorrisos e gargalhadas. Aaaah, a boa disposição! Então o que posso dizer é para tirarem o maior partido disso mesmo, aproveitando para formarem o melhor carácter possível. Os outros não são inimigos, muitas das vezes, são os nossos aliados. Então, aprende a amá-los também, com o amor que Deus nos ensina a ter, até nos dias mais difíceis.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já estou sem paciência para dizer mal... será da hora??

Mas sem dúvida (com muito apreço pelos outros todos, até aqueles com que gozei) este foi o "resumo de vida" que me deu mais gozo ler...

Anónimo disse...

E o Silas já está off outra vez juntamente com... TODOS menos o Nuno e aqui o vosso amigo anónimo.

(alguns ainda estão acordados, mas estão prestes a...)

nós2 disse...

O Nuno ainda vive?!? Elá! Isso é que foi cumprir bem a tarefa até ao fim da linha. Sim, não esquecendo o sr. Anónimo e as meninas...

Rute Carla disse...

Soninha, muito obrigada pela tua entrevista. Gostei mt da honestidade e profundidade com que respondeste. Valeu!