sábado, 13 de fevereiro de 2010

OlháPeregrina :D

*nome completo
Rute Peregrina Soares Nunes

*nasci em...
Fui nascer a Lisboa. Nasci na Maternidade Magalhães Coutinho. Os meu pais viviam na Brandoa. Nasci de manhã e, pelo que diz o meu pai, chovia a potes!

*profissão
Pois, isso é mais complicado. O organigrama da SBP diz que sou Assistente da Direcção e Coordenadora de Tradução. O que é que isto quer dizer? Bem, que faço algumas coisas para complementar o trabalho de outros colegas na áreas da administração: registar a entrada de documentos, coordenar o arquivo, escrever cartas de felicitação e de condolências, marcar viagens, hotéis; aquilo que as secretárias normalmente fazem. Esta é a área menos interessante e mais monótona do meu trabalho. As outras funções têm mais a ver com o lado editorial da Sociedade Bíblica, e incluem a revisão tipográfica de livros(de provas). Também faço a revisão/edição de textos que outras pessoas escrevem ou traduzem. Depois há o lado da tradução institucional (para consumo interno) e alguma tradução na área editorial. Em breve vou começar a traduzir um livro para crianças (Histórias Bíblicas Contadas às Crianças). Gosto especialmente deste trabalho, pois tenho uma maior liberdade criativa. Por último, e talvez a área mais importante, tem a ver com a área da Tradução Bíblica, de que sou coordenadora. Os ficheiros da Bíblia em Português Corrente e a da Bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida, estão em meu poder e só eu é posso registar emendas e fazer alterações nestes textos. Neste momento, estou na fase final de Criação de uma Concordância para a Bíblia em Português Corrente.

*uma comida favorita
Uma comida favorita é difícil… Se fosse há 30 anos diria que era Frango Guisado com Esparguete ou Cozido à Portuguesa. Mas eu gosto de quase tudo, menos de açorda! Também não gosto muito de gelados nem de sobremesas e bolos com chantilly ou com sabor a natas e a leite.

*gosto muito de...
Praia e de sol! Mergulhar, ver um filme com uma boa história, com conteúdo. Detesto filmes de acção. Também gosto muito de cozinhar! É muito relaxante e criativo!!!!!

*uma música, coro favorito
Gosto de música calma. Ultimamente ouço música clássica, bastantes vezes, pois tranquiliza-me. Tenho muitos hinos e coros favoritos. Mas há um que me tem marcado em todas as épocas.

Ontem vi na cruz Jesus Cristo
Ontem vi alguém que morreu
Veio pra viver, veio pra morrer
Veio pois quis me salvar.
Hoje aquela cruz está vazia
Cristo meu Jesus ressurgiu
Foi para os altos céus, foi para preparar
Um lar onde eu vou morar.

Que alegria posso ter no Senhor
Que segurança que paz!
Como ser triste se Jesus ressurgiu?
Posso confiar, posso confiar, posso confiar em Deus!

*conta-nos como foi crescer num lar cristão
Crescer num lar cristão foi bom (e foi mau). E já explico porque coloco o “foi mau” entre parêntesis. Foi bom porque havia tranquilidade e equilíbrio: segurança! A minha mãe é uma pessoa prática e descontraída e sempre se preocupou mais com o lado lúdico da vida: roupa, comida, brincadeiras, escola, festas de aniversário. Foi uma mãe muito presente e criativa. O meu pai era o “educador espiritual”, o “disciplinador”. Mais metódico, valorizava muito o silêncio e a tranquilidade. Antes de irmos para a escola, de manhã, orávamos sempre e líamos a Bíblia todos juntos. Às vezes também cantávamos. Antes do jantar, às 19h, sem excepção, juntávamo-nos todos de novo para o culto doméstico. O meu pai assegurava o ensino da Palavra e a oração… e decorávamos versículos. Lermos a Bíblia desde pequenos teve outro lado bom, que foi desenvolvermos as aptidões de leitura e o raciocínio; éramos obrigados a fazer uma grande ginástica mental, pois não só líamos em voz alta, como também tínhamos de responder a perguntas, o que a maioria das crianças do nosso tempo e da nossa idade não fazia. O “lado mau” era estarmos sempre ocupados com idas à igreja. Quando somos realmente pequenos, até pode ser uma brincadeira; mas à medida que crescemos pensamos que seria bom fazer também outras coisas. Eu era filha de Pastor e, onde o meus pais estavam, nós também tínhamos de estar!!!
[continua]

1 comentário:

Anónimo disse...

Á falta de melhor...

Muito fixe...

(menos no que toca à gastronomia. O que disseste devia ser punido severa e dolorosamente)

Uaaaaaaaaaaaaah...

(bocejo)